terça-feira, 14 de junho de 2011

Agora nem o Diário da República tem valor neste País.






Estive cerca de 2 horas na conversa com uma amiga minha que está sempre muito atenta a certas situações que ocorrem no País.

E quando, por acaso, está distraída, as situações vêm-lhe parar às mãos. Adora falar com ela que tem sempre uma "cena" para me contar. É de gritos!

Esta última cena é de morte! Ela recebeu uma procuração para efectuar a escritura da compra de um apartamento.

Acontece que a procuração veio de Macau. A Agência que foi marcar a malfada escritura, liga-lhe a informar que a procuração não era válida porque lhe faltava o Termo de Autenticação.

Ora o Termo de Autenticação é necess´rio por lei quando se tratam de procurações vindas do estrangeiro. O Termo de Autenticação é sempre passado por um Consulado ou uma Embaixada de Portugal no dito País estrangeiro.

Porém, acontece que Macau, apesar de já ser um País estrangeiro, existem 2 publicações no Diário da Républica em que a portaria se refere a um ACORDO DE COOPERAÇÃO JURÍDICA E JUDICIÁRIA ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A REGIÃO ADMINISTRATIVA ESPECIAL DE MACAU, DA REPÚBLICA POPULAR DA CHINA.

Nem enviando cópia do Diário da República as Notárias - Dra. Efigénia da Casa Pronta e a Dra. Paula Valentim do Notário Privado aceitaram e continuaram a exigir o Termo de Autenticação.

Afinal para que serve o Diário da República? Para papel de embrulho? Ou para coisa pior?

Para quem estiver interessado em consultar o dito Diário da Republica e respectivas portarias, coloco o link abaixo e tb as imagens de modo a tornar-se mais fácil a leitura.

Isto não cabe na cabeça de ninguém! Só neste País miserável de gente ignorante e arrogante é que nos deparamos com cenas destas.

Como é evidente, o Consulado Português em Macau (RAEM) tomou conhecimento da situação Portugal foi motivo de gozo e uma vez mais o País foi parar na rua das amarguras.

Sinceramente, que há momentos na vida, e ao tomar conhecimento de episódios como estes que me apetece gritar bem alto da estátua do Marquês, no cimo da Av, da Liberdade: TENHO VERGONHA DE SER PORTUGUÊS!!!

http://www.4shared.com/document/8te8sWi7/DR_64_-_16Mar2002_-_Resolucao_.html

http://www.4shared.com/document/pm_e9-6L/DR_282_de_6Dez-Aviso110-2002.html

Sem comentários:

Enviar um comentário