sexta-feira, 22 de abril de 2011

IRS: Contribuintes recebem menos que o esperado

Os reembolsos do IRS começaram mais cedo este ano para quem fez a declaração na Internet, mas o simulador da página do Fisco pregou uma partida aos contribuintes e muitos estão a receber menos do que esperavam. Segundo o Correio da Manhã, se, em média, os serviços do Fisco estão a levar 15 dias para devolver o dinheiro cobrado a mais durante o ano, em vez dos 20 prometidos, a verdade é que muitos contribuintes estão a ter uma desagradável surpresa. Estão a receber menos do que aquilo que o simulador sugeria.

A explicação está num erro informático na aplicação das taxas ao rendimento declarado, segundo revela hoje um jornal. Um erro que só esta semana foi corrigido.

As Finanças alertam que podem sempre existir divergências entre a simulação e o valor efectivamente liquidado.

Uma outra situação que provocou problemas foi a inscrição dos juros pagos no crédito à habitação para efeitos de dedução fiscal. Aqui a culpa foi de algumas instituições financeiras que emitiram declarações como o total dos juros pagos em nome de um só contribuinte, o que impedia o outro elemento do casal de deduzir também as despesas.

Segundo dados da Direcção-Geral das Contribuições e Impostos, até agora já foram entregues mais de 1,7 milhões de declarações de IRS e saldadas as contas a 42 mil contribuintes.

Os trabalhadores por conta de outrem têm até ao fim do mês para entregar as suas declarações. O processo dos contribuintes com outros rendimentos arranca a 1 de Maio.

Em matéria de IRC, o comércio pediu à troika do FMI, BCE e Comissão Europeia uma redução do imposto para metade (12,5 por cento) para empresas com volume de negócios até um milhão de euros.



Sem comentários:

Enviar um comentário