sábado, 12 de março de 2011

"Geração à Rasca": PSP acompanha a par e passo a manifestação




Paulo Ornelas Flor, da PSP, afirma que a "Geração à Rasca" não é uma manifestação diferente das outras. "O facto de ser uma manifestação ímpar no panorama nacional, cuja génese foram as redes sociais, não a torna diferente das outras manifestações públicas no que ao seu princípio diz respeito", diz. Neste sentido, a PSP vai preparar o policiamento da mesma forma que faz para todas as outras manifestações.

No entanto, a PSP considera o manifesto pacífico. "Não consideramos a manifestação como um protesto, mas como uma manifestação pacífica e legalmente enquadrada", entende.

Paulo Ornelas refere, ainda, que o direito à manifestação será garantido. "A PSP garantirá o livre exercício do direito de manifestação a todos os cidadãos que pretendam fazê-lo no próximo dia 12 de Março", declara. Para assegurar a ordem e tranquilidade públicas, a PSP prepara o efectivo policial e alguns "recursos materiais adequados", para "garantir a segurança dos manifestantes e transeuntes". Será, também, preparado um "plano de reforço" de "rápida intervenção" em caso de necessidade.

Ainda não foram tomadas medidas em relação ao trânsito no dia da manifestação, mas a PSP garante que vão ser delineadas as restrições de trânsito na cidade do Porto.

Foi através do Facebook que várias pessoas se juntaram e criaram o manifesto "Geração à Rasca". Estão agendadas várias manifestações para este sábado, 12 de Março, em onze cidades do país. Esperam-se mais de 40 mil pessoas.

Por Sandra Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário