quarta-feira, 16 de março de 2011

Até onde pode chegar o perigo de Fukushima?




O risco de um colapso nuclear, provocado pelo terramoto seguido de tsunami que atingiu o Japão na última sexta-feira, trouxe à tona o pesadelo de Tchernobyl, cujos efeitos persistem até os dias de hoje.

Em Fukushima, o perigo de um acidente na central nuclear é cada vez maior. Os trabalhadores já foram sujeitos a níveis de radiação letal e poderão ter poucas hipóteses de saírem ilesos. A fuga radiológica pode causar-lhes a morte ou doenças crónicas.

Apesar de especialistas garantirem que o desastre ucraniano não se repetirá em solo japonês, o porta-voz do governo francês, François Baroin, já afirmou que no pior cenário possível o acidente nuclear no Japão pode ter um "impacto superior a Tchernobyl".

A iminência de um desastre nuclear e a ameaça de contaminação radioactiva provocada pelas explosões relançou o debate na comunidade internacional sobre a energia nuclear. Para falar um pouco sobre esta questão teremos em directo no SAPO João Seixas, especialista em física de partículas elementares e responsável pelo grupo português na experiência do acelerador de partículas LHC (Large Hadron Collider) do CERN (Organização Europeia para a Investigação Nuclear).

SAPO Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário